Escolha uma Página

Redes Sociais: o que são e para que servem?

Estamos tão acostumados com as redes sociais que parece até óbvia a pergunta trazida em nosso título. Mas o que talvez muitos não saibam é o potencial que esses ambientes virtuais carregam e as mudanças que geraram na sociedade. Se por um lado alguns enxergam as redes sociais como um “passatempo” para adolescentes, por outro muitos fizeram delas a sua fonte de lucro. Profissões surgiram graças a elas, obrigando o mercado a valorizar o que começou como apenas uma rede para se conectar com amigos.

Rápidas, de fácil manuseio e com uma capacidade extraordinária de oferecer conteúdo diversificado em pouco tempo, as redes sociais conquistaram o mundo. Todos querem se conectar, registrar bons momentos com os seus seguidores e até mesmo encontrar aquele amigo antigo na web. A soma desses atributos fizeram com que as pessoas passassem cada vez mais tempo conectadas. Mais que isso, obrigaram as ferramentas a se atualizarem com maior frequência, oferecendo novas funções a todo o momento.

Mas afinal, o que são redes sociais? As redes sociais são espaços virtuais que permitem a interação entre pessoas, gerando relacionamento. São estruturas que foram se modernizando com o tempo, na qual os usuários interagem através de mensagens, postagem de fotos e diferentes compartilhamentos de conteúdo. Hoje em dia, algumas já oferecem opções bem mais avançadas como é o caso das chamadas de vídeo e voz. Todas essas mudanças com um único objetivo: conquistar cada vez mais usuários.

O poder adquirido pelas redes sociais foi tão grande que passaram a ganhar o respeito de grandes marcas. Essas começaram a utilizar as redes como meio de chegar até os seus potenciais clientes. Não só são utilizadas como forma de estreitar relacionamento com os clientes, como também são os principais canais de divulgação e até mesmo contato com o público. A propaganda que antes se dividia entre a TV, rádio e material impresso, teve que reconhecer o potencial do novo formato. Além disso, tornou-se mais democrática através das redes sociais.

Redes Sociais para quê?

Quer saber como as redes sociais podem ser aproveitadas? Então presta atenção nas diferentes aplicações que nós trouxemos logo abaixo:

Promoção pessoal:

Quando utilizada por pessoas comuns, às redes sociais podem ir além da diversão, não acredita? Os números revelam dentre as redes sociais mais populares aquelas que podem ser utilizadas como forma de apresentar o profissional para o mercado. Esse é caso do Linkedin, por exemplo, rede social ainda pouco explorada, mas que é centrada na divulgação de profissionais e empresas com o objetivo em uni-los. Redes sociais como essa possuem uma linha mais formal e público bastante específico. Por esse motivo, cabe uma análise antes de qual o seu objetivo ao construir um perfil, seja como pessoa ou empresa.

 

Notícias rápidas:

As redes sociais são potenciais geradoras de conteúdo! Diferentes portais onlines dos habituais jornais impressos estão presentes nelas. Fazendo com que a notícia, na maioria das vezes, chegue com um tempo mais ágil no online. É nas redes sociais que as principais notícias ganham maior notoriedade e repercutem em forma de protestos. São nelas que os memes são formados, mas também uma figura passa facilmente de amada para evitada pela sociedade. Por isso a necessidade de construir uma linguagem clara e verdadeira na timeline. Afinal de contas, em poucos minutos milhões de pessoas podem estar compartilhando uma história ao mesmo tempo.

 

Fortalecimento de marca:

Empresas de todas as proporções podem fazer uso e aproveitar os benefícios de uma comunicação direta com os seus clientes através das redes sociais. Pesquisas apontam quais são as melhores redes sociais para empresas e como podem ser utilizadas em prol do seu negócio. Porém, quando se trata da figura de empresas nas redes é necessário um cuidado especial com a forma de se comunicar com o público. É importante que você como empresa, apresente-se de maneira profissional e tendo um conhecimento prévio de para quem deseja falar. Nesse ponto, a melhor decisão a ser tomada é contar com uma empresa de publicidade e propaganda. Dessa forma, poderá explorar com maior assertividade todas as possibilidades de promoção da sua marca através das redes sociais.

Redes sociais são tão importantes e relevantes quanto todos os modelos convencionais de mídia dos quais você já está acostumado. Reconhecer essa importância coloca qualquer empresa um passo a frente da sua concorrência com relação ao digital. Pense nisso e comece agora mesmo a usufruir dos benefícios desse mundo que vai muito além de curtidas e compartilhamentos!