Escolha uma Página

Você tem perfil empreendedor?

 

Então, essa é uma pergunta que vira e mexe passeia por sua mente? Dificuldades em continuar, ideias que não frutificam, sonhos abortados, oportunidades que parecem nunca aparecer e as perguntas surgem: “será que empreendedorismo é realmente para mim?”, “o que os grandes empreendedores fizeram que eu não consigo?”. São muitas as dúvidas e questionamentos que acabam desanimando o empreendedor no início da sua caminhada. Porém, há uma notícia boa para você: praticamente todos passam por esse processo de incerteza! A diferença é o que você irá fazer com as dúvidas que forem surgindo no caminho.

Sentir-se dividido ou até mesmo sem expectativas em torno do que o mundo do empreendedorismo reserva é um sintoma geral. E se você está pensando em mergulhar de cabeça nos negócios, vai precisar ter foco e ousadia para isso. Normalmente, empreendedores compartilham de algumas características em comum e que os levam a um denominador partilhado: a persistência no seu sonho. Se você acessou esse conteúdo querendo conhecê-las e tirar a “prova dos nove” se esse é realmente o caminho adequado para o seu perfil, vai gostar de anotar a nossa lista logo abaixo:

 

 

Identificando características:

 

1 – Sonhador:

Não existe empreendedor que não sonhe! A base da vida de um empreendedor são os seus sonhos e é por esse mesmo motivo que eles se concretizam. Toda história empresarial começa baseada em alguém que tinha um sonho, buscou meios de viabilizá-lo, não desistiu e conseguiu chegar ao seu objetivo final. Se você é daqueles que vive mergulhado em sonhos e têm eles como principal meta de vida, com certeza tem uma das características que é praticamente unânime em empreendedores!

 

2 – Atitude:

Empreendedores não são apenas sonhadores, caso contrário, não teriam assim o tornado! Não basta ter boas ideias é preciso ter atitude, justamente, uma das características que mais se sobressai em um empreendedor. É a iniciativa que faz com que muitos tornem-se pioneiros em modelos de negócios e que tantos outros consigam alcançar o que alguns julgavam impossível. Se você é mais um que não espera as coisas acontecerem, mas corre atrás buscando formas de alcançar, pode anotar aí mais um ponto no seu perfil empreendedor!

 

3 – Objetivos claros:

Empreendedores sabem muito bem onde estão, onde querem chegar e os caminhos que escolherão para conseguir. Bom, você pode estar se perguntando ao ler essa frase: “mas empreendedores sempre sabem de tudo?”, “eles nunca têm dúvidas?”. Não é bem assim! As dúvidas sempre farão parte do processo de desenvolvimento, porém, não permanecer nelas e buscar a solução é o que irá diferenciar os empreendedores de sucesso. É por esse motivo, que uma das suas características é o fato de possuírem objetivos bem definidos para a carreira. Se você está pensando em ingressar no mundo do empreendedorismo, essa característica certamente lhe será uma grande aliada.

 

4 – Ousadia para arriscar:

O mundo empresarial tem seus desafios diários e é necessária muita determinação e ousadia para arriscar em novas ideias. Sem ousadia, não há como enfrentar o mercado competitivo e nem como se destacar. Empreendedores sabem muito bem disso e fazem da ousadia o ‘carro-chefe’ das suas histórias de sucesso. Claro que com medidas apropriadas e sem aderir a qualquer ideia que apareça, mas com cautela e estudo do campo para o qual está caminhando. Empreendedores não são apenas pessoas ousadas que saem se lançando em qualquer área impulsivamente, são profissionais que buscam a precisão aliada ao não medo de arriscar quando se sabe para onde está indo.

 

5 – Inconformado:

O empreendedor é um eterno inconformado! Por que? Porque ele sabe que o conformismo é o principal causador de muitos fracassos. Seja no meio empresarial ou pessoal, o conformismo certamente não faz parte da vida daqueles que almejam grandes conquistas no empreendedorismo. Além de paralisar o crescimento, resulta em muitas histórias de empresas que já não mais existem, justamente, por se conformarem com as conquistas, modelos de trabalho e não buscarem a inovação e melhoria. Ser um empreendedor é estar em constante reciclagem de ideias, conhecimento e nunca se conformar com o que já foi conquistado.

 

 

São muitas as características que poderíamos destacar nesse conteúdo sobre o perfil empreendedor. Porém, nos atentamos aquelas que com certeza lhe ajudaram nesse processo entre o medo e a vontade de ingressar no universo do empreendedorismo. Lembre-se que não é uma regra possuir todas essas características e nem que elas existam nessa mesma ordem em sua vida. Você pode ter tantas outras características incríveis, que não foram citadas nesse primeiro momento, mas que também podem fazer de você um empreendedor de sucesso. Por isso, continue estudando e se dedicando!