Escolha uma Página

Investir em uma Agência de Publicidade não deve ser uma atitude por impulso

 

Nos últimos anos, muitas empresas passaram a compreender a importância de investir em comunicação e o poder que esta tem de trazer ganhos significativos para o seu negócio. O desenvolvimento constante de ferramentas e do potencial do digital sobre os clientes, fez com que as agências de publicidade e propaganda passassem a ser mais procuradas por empresas que buscam se adequar as novas exigências dos seus potenciais clientes. E a lista é grande! Desde a elaboração de um site à gestão de redes sociais, as empresas querem de todas as formas estar presente e serem notadas pelo seu público.

 

Por um lado, essa forte preocupação traz um bom sinal de que as empresas, enfim, começaram a entender que a comunicação é o pilar dos seus negócios. Por outro, a ansiedade em querer acompanhar os concorrentes nas estratégias, pode resultar no investimento em estratégias por simples impulso. Por isso, é sempre bom avaliar as reais necessidades da sua empresa e de que maneira pode resolvê-las, antes de sair assinando o primeiro contrato que uma agência de publicidade e propaganda apresentar a sua empresa.

 

E para auxiliar nesse processo, nós trouxemos alguns pontos que precisam ser levados em consideração antes da sua empresa investir em qualquer formato de comunicação. Você pode utilizá-los da próxima vez em que tiver uma reunião de consultoria com uma agência de publicidade e propaganda.

 

 

Analisando o cenário da minha empresa:

 

1 – Qual a real necessidade da empresa no momento?

Bom, falar de necessidade com certeza vai gerar uma lista imensa de pontos que ainda precisam ser melhorados. Porém, nesse caso, é preciso focar no que está atingindo diretamente a sua empresa e que gera consequência para todas as áreas e equipes. Vamos utilizar um exemplo para ilustrar: imagine que a sua empresa é do segmento alimentício e que fornece delivery de almoços naturais. É uma solução prática e que ainda auxilia na saúde dos clientes. A empresa possui gastos significativos com estrutura física, funcionários em diferentes funções e produtos. O único meio digital de contato com o cliente é um site que investiram há pouco tempo. Porém, não surgiram resultados expressivos! A clientela não aumentou, os pedidos não chegam e a empresa acaba tendo mais gastos do que lucro. A necessidade dessa empresa é muito clara: tornar-se conhecida para os seus potenciais clientes, dessa forma, irá gerar a necessidade do seu serviço, aumentar as vendas e recursos para continuar investindo em seu negócio, sem precisar fechar as portas.

 

2 – Quais as possibilidades que existem dentro da comunicação para essa necessidade

Partindo da necessidade do nosso exemplo, a agência de publicidade e propaganda que irá atendê-la, precisará considerar os fatores atuais da empresa para elaborar o seu planejamento. A comunicação oferece infinitas possibilidades: busdoor, outdoor, ações de divulgação externas, e-mail marketing, gestão de redes sociais, link patrocinado e etc. Porém, tendo mais gastos do que lucro, certamente esta empresa não terá verba suficiente para investir em muitas possibilidades. O ideal aqui é avaliar qual dessas opções é capaz de gerar maior impacto e com um retorno mais preciso para a empresa. É nessa hora que a agência de publicidade precisará se colocar no lugar do cliente e vender aquilo que irá valer a pena, de fato, para a empresa e não o que irá trazer maior retorno financeiro para a agência. Esteja atento ao discurso da empresa neste momento.

 

3 – Quanto a empresa pode investir, de fato?

O que determinará em que vai ser investido é o quanto de verba esta empresa tem no momento. E aqui é necessário manter a cautela e transparência com a agência de publicidade e propaganda que está conversando. Ou seja, seja claro sobre a realidade financeira da sua empresa e não retire um valor exorbitante do caixa atrás de resultados milagrosos que lhe for apresentado. É preciso investir em comunicação, sim! Mas com segurança. Não adianta investir R$ 10 mil em busdoor, se esse valor pode acabar afetando a manutenção da sua equipe de trabalho lá na frente. Como? Basta a empresa do exemplo demorar a ter retorno com a ação investida e o valor investido não poder ser reposto. Certamente, cortes maiores precisarão acontecer para que a empresa continue a se manter de portas abertas. Percebe o risco que se corre?

 

4 – Quanto tempo será preciso investir para atingir o resultado?

Finalizando o exemplo, a empresa do segmento alimentício que utilizamos aqui para ilustrar, além de ter claramente qual o problema central que precisa resolver, escolher um veículo adequado a sua verba, precisa saber exatamente por quanto tempo será preciso investir para obter resultados. Ou seja, se o resultado só é gerado a partir de X quantidade, não adianta a empresa querer investir em Y e achar que o importante é simplesmente fazer. É necessário que todas as ações sejam pensadas de forma estratégica e, nesse ponto, também é necessário que a agência de publicidade e propaganda seja franca com o cliente. A comunicação precisa ser pensada como prioridade em todas as empresas, porém, não é por esse motivo que qualquer ação deve ser tomada sem análise.

 

Passar a enxergar o investimento em comunicação da sua empresa dessa forma, com certeza fará a diferença no resultado!