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Saiba como melhor aproveitar as funções do WhatsApp

 

O WhatsApp, sem dúvida, se tornou uma febre nacional! Todos querem ter ou se veem “obrigados” pela pressão social a baixarem o aplicativo. Muitas pessoas substituíram as longas horas de ligação através das operadoras para utilizar os recursos do WhatsApp. E mesmo tendo resistido ferozmente, as empresas precisaram se render aos grupos no aplicativo e a insistência dos clientes em ter um canal que facilitasse o contato imediato. Tornou-se quase uma regra ter um número de WhatsApp, independente do segmento do negócio.

Sentindo a responsabilidade, o aplicativo constantemente lança atualizações que tendem a conquistar a aceitação dos usuários. Dentre essas mudanças, esteve o aprimoramento da versão business, destinada para pequenas e médias empresas. O fato é que o WhatsApp saiu de mera função de entretenimento entre familiares e amigos para a função de indispensável no dia-a-dia das empresas. Seja para um aviso rápido ou para gatilho de compra com os clientes, saber aproveitar as funções do aplicativo pode ser uma boa sacada para as empresas.

Mas como aproveitar de forma saudável, sem prejudicar a rotina de trabalho e ainda favorecer na comunicação com o cliente? Listamos algumas dicas abaixo que poderão lhe ajudar como gestor (a) do seu negócio a adotar medidas precavidas no uso do aplicativo.

 

 

Tenha esses pontos bem claros:

 

Por mais simples que um aplicativo ou rede social pareça ser, lembre-se que como empresa, todo cuidado é pouco! Você nunca pode adotar as mesmas medidas que realiza em seu uso pessoal, por exemplo. Aproveitar melhor as funções do WhatsApp exige um olhar sobre:

 

Equilíbrio:

É importante que você entenda e passe para a sua equipe o objetivo de utilização dessa ferramenta. Dessa forma, não correrá o risco de ter diferentes comunicações sendo utilizadas por sua empresa. Não transfira para o aplicativo as principais funções do seu negócio, defina detalhadamente como este meio será utilizado. Será apenas para orçamentos? Será divulgado apenas para clientes internos? Diferentes campanhas serão aproveitadas e difundidas através do aplicativo? Por mais simples que tudo isso pareça, acredite, é necessário que esteja claramente definido.

 

Linguagem:

Adotar uma linguagem para interagir com os seus potenciais clientes através da ferramenta também é necessário. Não é porque se trata de um aplicativo simples e utilizado no cotidiano que a comunicação poderá ser realizada informalmente. Qual postura a sua empresa pretende adotar? Lembre-se que é importante que quem está do outro lado, possa enxerga-lo profissionalmente. Por isso, tenha bastante atenção com a linguagem e informações que serão repassadas, evitando assim que a comunicação seja duplicada.

 

Versão: 

O WhatsApp possui uma versão business muito mais avançada e que demonstrará ainda mais aos seus potenciais clientes que, de fato, estão falando com uma empresa séria. Utiliza-la é muito fácil e requer apenas que seja baixada na loja de aplicativos. Nessa nova versão, você irá encontrar funções como mensagens automáticas e construção de um perfil que fornecerá as principais informações para quem busca por seus serviços. Pense que é equivalente a ter uma página da sua empresa nas redes sociais ao invés de um perfil pessoal.

 

Personalização:

O WhatsApp da sua empresa precisa ter a cara dela, assim como todas as outras comunicações. Lembre-se de personaliza-lo com a logo no seu negócio, seu slogan e usufruir ao máximo as funções que fornecem maiores detalhes aos potenciais clientes de com quem estão falando.

 

Conteúdo diversificado: 

Se o WhatsApp está sempre lançando novas funções é preciso que a sua empresa crie estratégias para melhor adotá-las. Lembre-se que ninguém quer mais do mesmo, por isso, ouse ser diferente e levar até os seus clientes além do que eles esperam. Faça do WhatsApp muito mais do que um mero local para tirar dúvidas, compartilhe notícias relevantes, eduque seu cliente com conteúdos rápidos e direcionados a necessidade de cada um deles. Nem tudo é texto, você pode enviar mensagens motivacionais (mas atenção aqui! Não seja a “tia” do bom dia), vídeos do segmento do qual ele faz parte, pode realizar o seu pós-venda. São inúmeras as possibilidades, não se prenda ao convencional.

 

Além de tudo o que falamos aqui é fundamental estar aberto para as novidades, para a tecnologia. Chegue na frente dos concorrentes, mesmo que no começo pareça uma ação de mínima importância. Lá na frente, quando todos estiverem utilizando, com certeza você estará muito mais preparado e terá conquistado mais habilidades do que os que tiverem começando. As possibilidades são muitas, não se limite! E sempre encontre formas diferentes de explorar o que já está sendo utilizado. O mercado requer criatividade, não dispense a sua!